NOTÍCIAS

24/08/2016


No primeiro semestre de 2016, quase quatro mil lojas fecharam as portas em Santa Catarina, apontando uma retração de 1,5% em estabelecimentos comerciais.

O saldo entre o número de lojas abertas e fechadas é maior na comparação com o mesmo período do ano passado, mas menor em relação ao semestre anterior.

Os dados são da CNC em parceira com o Ministério do Trabalho.

A inflação elevada, desemprego e a redução no nível de renda da população são alguns dos fatores que levaram ao fechamento líquido de 3.701 lojas em todo o Estado.

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, ressalta que a queda nas vendas e o fechamento de vagas de trabalho deve continuar até o final do ano, mas em menor ritmo. A expectativa é de uma melhora no início de 2017.

Vendas

O fechamento das lojas está diretamente relacionado à queda no volume de vendas.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE, o varejo catarinense fechou o primeiro semestre deste ano com queda de 8,7% no volume de vendas, a mais acentuada desde o início da série histórica em 2001.

Já no mês de junho, o comércio registrou recuo de 5,8% na comparação com o mesmo período de 2015.

O volume de vendas do varejo restrito (sem atividades de material de construção e veículos) encolheu 7,9% de junho de 2015 a junho de 2016 em SC. Quanto à receita nominal, a variação foi de 2,9%.

Fonte: Portal Contabil

NOTÍCIAS